segunda-feira, 3 de novembro de 2014

GERAÇÃO PERDIDA

José Maria Castro Neto*

Com meus 49 anos e tendo passado por várias fases políticas nesse tempo, sinto que participo de uma geração perdida.
EXPLICO!
Vivemos um momento no país, onde o errado é considerado justificável e nós aceitamos isso ouvindo o discurso que é o melhor que poderia ter sido feito. Em nome das minorias e injustiças TUDO É PERMITIDO, certo?
ERRADO!
Passei pela Ditadura Militar que cercou os direitos dos cidadãos da livre expressão, impondo seu autoritarismo e tudo mais que conhecemos da nossa história que não precisamos ficar aqui citando. Alguns ainda justificam essa aberração da Ditadura, dizendo que não havia corrupção como temos hoje e todos os generais que comandaram o país pelos 21 anos, morreram na classe média sem nenhuma ostentação ou fortuna acumulada. E os grandes empreiteiros construtores das usinas hidrelétricas, portos, aeroportos? E os civis que enriqueceram de alguma forma recebendo incentivos, obras, concessões, etc, como as famílias Maluf, Mendes Jr, Odebrecht, Magalhães Pinto, etc?
Chegamos então a sonhada redemocratização, palavra que mais parece trava língua, que finalmente nos colocou no caminho certo dos direitos universais de ir e vir, de falar o que queremos, da transparência e de fiscalizarmos tudo, certo? ERRADO de novo!
Temos sim o direito de ir e vir e de falar o que queremos (até que nos calem de novo com alguns decretos), mas para que, se não somos “ouvidos” pela justiça ou pelo nosso Código Penal idoso (74 anos) e cheio de brechas, onde “nobres” (alguns nem tão nobres assim) defensores das leis se embrenham para livrar seus clientes bandidos das condenações?
De que adianta nosso direito de ir e vir se hoje estamos presos dentro de nossas casas com portões altos e eletrônicos, cercas elétricas, alarmes, concertina nos muros, câmeras espalhadas pelas nossas casas e pela cidade, enquanto os marginais estão dando ordens do alto dos morros e de dentro dos presídios, cheios de direitos muitas vezes maiores do que os que estão de fora?
Se o Estatuto da Criança e do Adolescente protege “pequenos” marginais com crimes hediondos nos ombros e, ao completarem 18 anos tem suas fichas mais limpas que qualquer cidadão honesto jamais teve?
Se nossas fronteiras são mais frágeis que os caixas das padarias dos subúrbios e passam por elas diariamente por terra e ar mais drogas, armas e contrabandos do que alimentos?
Se temos a classe policial em todas as esferas totalmente desmotivada e desestimulada a cumprir seu papel, pois os que prendem logo em seguida são libertados pelos advogados de plantão que recebem verdadeiras fortunas para atuar como “homens da lei”?
Se políticos são condenados, depois de comprovação de ilícitos, independente de partidos políticos, não são presos e quando o são saem com 1/6 da pena cumprida e seu rico dinheirinho depositado nos paraísos fiscais, já que nossas leis acabam protegendo tudo isso?
Se esses mesmo políticos condenados arrumam alguma brecha nas nossas legislações caquéticas e conseguem voltar ao cenário nacional, sendo reeleitos, alguns com votações EXPRESSIVAS?
Lembro-me bem em 1992, quando do impeachment do Collor, que estava com minha bandeira do Brasil e meu boton da estrela vermelha do PT no peito, acreditando que teríamos o início de um processo democrático verdadeiro com um partido que realmente me representava e que lutava por tudo aquilo que achava que seria bom para todos: igualdade, justiça social, liberdade de expressão, HONESTIDADE, lisura em todos os processos, JUSTIÇA, etc. Poderia ficar aqui digitando várias páginas para colocar adjetivos sobre minha esperança. E tudo isso realmente aconteceu, certo?
TOTALMENTE EQUIVOCADO! TUDO que eu sempre sonhei ver o PT fazer aconteceu exatamente AO CONTRÁRIO e em proporções multiplicadas por 1.000 ou 1 milhão.
Acredito que nunca tive uma decepção tão grande como a que tive com o PT, por tudo que o partido tinha como ideologia e tudo que pratica ao contrário hoje. Jogou os sonhos de muitas pessoas no LIXO! Vale tudo em nome das mudanças? Para mim não!!!
Infelizmente no Brasil, “estamos” reféns de políticos inescrupulosos de TODOS OS PARTIDOS que estão fazendo a população brasileira de bobos, de massa de manipulação com trocas escusas em todos os níveis, sendo de bolsas famílias a grandes desvios de verbas públicas, passando pela grande ilusão da educação para todos, educação essa em níveis patéticos, formando profissionais a qualquer custo sem a menor condição de entrar no mercado de trabalho, salvo raríssimas exceções. Tudo isso para que entrem em uma estatística macabra que hoje rege o mundo. E onde está a inclusão das universidades? Nas cotas? Ah, pára com isso! Vá a qualquer campus de universidade federal e terá dificuldade de estacionar porque os que estão lá não são os mais necessitados e sim os que tiveram um ensino fundamental e médio decentes. Então porquê não começamos pelo princípio e não precisaremos de cotas mais segregadoras ainda?
Não pense que essa crítica é direcionada apenas para o PT, que deveria mudar seu nome para Partido da Traição, mas para TODOS OS PARTIDOS indistintamente, pois TODOS se utilizam dos mesmos ardis para convencer pessoas e trazê-las para o seu lado. Estão piores que as religiões mais radicais do planeta. Ganham disparado de qualquer fanatismo religioso e esportivo juntos!!!
E essa segregação interessa e muito a eles, pois criam zumbis entorpecidos por discursos formatados que não mudam, como entrevista de jogador de futebol!
Estou triste em perceber que minha geração tão politizada e esperançosa do sonhado PAÍS DO FUTURO acabou vendo nossa PÁTRIA AMADA ser dilapidada pelos inúmeros escândalos ao longo dos últimos anos: Escândalo dos Sete Anões, compra de votos do ACM, mensalões (Tucano e Petistas), Petrolão, fraudes diversas, inúmeras operações da Polícia Federal e um sem número que certamente me esqueci de citar aqui, pois vivemos em um momento que cada dia aparece um escândalo maior que encobre o anterior.
Estamos reféns dos votos de cabresto, do estômago e não venham me dizer que somente do PT fez isso, pois nas regiões pobres desse Brasil TODOS os partidos já se utilizaram dessa armadilha cruel contra os miseráveis, quer seja de fato ou de espírito.
Mais uma vez digo que precisamos de união para lutar por um país melhor para todos, sem divisões, sem invasões e sem artimanhas que venham beneficiar poucos! Em favor de todas as reformas necessárias em todos os três poderes: EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO!
Sem hipocrisia temos que buscar e cobrar mais ÉTICA em todas as nossas relações!
Como representantes de uma Geração Perdida temos essa obrigação moral com nossos filhos e netos!

Até a próxima!
UGA, UGA!
*Blogger do homemdascavernas.com
JNETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário