terça-feira, 16 de janeiro de 2018

PIRANGI PRAIANO 2018: UM PASSEIO DE JANEIRO A JANEIRO



Boanerges Cezário*

Sábado, 13.01.2018, uma porção de gente determinada desceu à prainha em Pirangi para dar um passeio.
Passeio? Ah! Não, para uma corrida especial, a Pirangi praiano, organizada quase que fechando o verão e abrindo o ano de 2018 majestosamente.
Dias complexos que atravessa o estado, mas está todo mundo ali, cara de sono, algumas retocando a maquiagem...sim, mulher fica mais bonita antes das corridas, depois...ah, deixa pra lá.
Sei que partimos todos com disposição para cumprir os dois percursos. Uns foram 4,5Km, outros, 8Km.
Mas o melhor do percurso é ver a beleza do mar de um lado, e do outro, o povo bonito que já estava acordado aquela hora para apoiar os corredores.
Uma dica para não perder a concentração é olhar pro mar, se olhar pro lado direito, o percurso fica mais lento porque...afinal é verão, é Pirangi. Tem louras (geladas), tem morenas (malte puro), branquinhas (dia do festival da cachaça) e outras raridades .
Essa corrida não é bem uma corrida, é um passeio. Para onde se olha tem coisas e histórias que passam na mente de todos que um dia veranearam ou ainda frequentam com regularidade aquele pedaço de chão do peixe vermelho.
Parece até que a origem do nome vem daí. Há confusão, dizem os que entendem, que não há certeza sobre tal peixe vermelho.
Mas sei que tem sempre por ali uma cioba, uma Guaiuba, um pargo e rostos, muitos rostos vermelhos de tanto sol.
No meio do percurso, não sei o que bem aconteceu, o joelho teimou em resistir, mas no vácuo dos que não olham para trás, segui até chegar.
Cheguei, chegamos e o bom de tudo é que em face de tantas ocorrências que tiveram nos últimos 30 dias, sentimos e vimos ali só arrastão de rede com peixes vermelhos e outras cores; violência? só das ondas batendo à beira mar; brigas? só de aratus; fugas? só de tainhas .
Para quem não foi, se ajeite pra ir na próxima. Para quem foi, espalhe por aí porque o trem é bão, che!
Como disse, isso não é corrida, nem sacrifício , é um passeio andando ligeiro a pé...
Então, quer VIVERBEM?  GO!


Corredor/blogger*

Nenhum comentário:

Postar um comentário