terça-feira, 12 de novembro de 2013

CULPA DE QUEM?



CULPA DE QUEM?
Boanerges Cezário*
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.1 O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas (Karl Marx, Proudhon, Sombart) no final do século XIX e no início do século XX, para identificar o sistema político-econômico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele em suas críticas, porém, o nome dado pelos idealizadores do sistema político-econômico ocidental, os britânicos John Locke e Adam Smith, dentre outros, já desde o início do século XIX, é liberalismo.2 3
Claro qe a definição acima não é minha. Fiz questão de extrair da wikipedia  para que não pairem dúvidas sobre a isenção do conceito.
É que esse sistema é culpado de tudo, mesmo que uma determinada economia caminhe bem, exiba bons números, alguém do contra vai arranjar um dado qualquer, um cenário de não sei de onde para dizer que o momento “exige cautela”, o cenário “engana” etc
Mas será que esse sistema é o responsável por tudo?
Se a passagem aumenta, saem as ruas os black blocs para esbravejar contra o capitalismo, quebrando vidraças, destruindo tudo que está pela frente.
O problema aparece quando se tem que pagar o prejuízo. Como quem pagara as despesas será o ente público (Prefeitura, Estado ou União), obviamente  que tal despesa será paga com dinheiro de tributos. Tributos esses que se originam da economia com vendas, que ao se efetuarem geram impostos, que pagarão as despesas...
Na verdade isso tudo acontece por culpa do capitalismo, que gera riqueza e desequilibra.
E por falar em desequilíbrio, quem cria esse fenômeno não é o capitalismo em si, posso provar.
Vejamos: o capitalismo não apareceu só, do nada, como bem explicita o conceito acima extraído da Wikipedia.
O capitalismo, esse vilão, foi criado pelo homem. Esse animal racional, que expressa crises principalmente por meio da classe média. Classe essa que adora acumular riquezas, contrariando princípios econômicos.
 Se alguém acumula, vai faltar para outro. Por isso, quem cria mesmo as diferenças diversas, quais sejam, de patrimônio, de classe é o homem e não o capitalismo.
O criacionismo dos sistemas econômicos não existe, ou seja, eles são fruto de evolução. Alguém os cria. Esse alguém é o homem, que cria diferenças, que adora dominar o outro, que criou a escravidão, que criou o racismo, que criou a propriedade privada, que trata mal o empregado...enfim, a culpa mesmo é de quem ou do que?
·         Blogueiro e Estudante de Geografia/UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário